Golpes financeiros estão crescendo significativamente em nosso país. Segundo uma pesquisa pelo Radar Febraban, 31% dos brasileiros já foram vítimas de algum golpe ou a tentativa de um. Sendo a clonagem do cartão a mais comum, atingindo 64% dos entrevistados.
Mesmo sendo comum, ainda há dúvidas. Ninguém imagina, mesmo sendo um golpe comum, que será vítima um dia. E quando acontece, não sabe o que fazer.
O que é clonagem de cartão?
É um golpe aplicado por criminosos com o intuito de realizar transações fraudulentas em seu nome. As informações do cartão são obtidas a partir de malwares, phishing ou até mesmo por funcionários mal-intencionados. E com elas em mãos, fica fácil criar uma cópia do seu cartão e assim, efetuar transações bancárias ilegais.
Como descobrir que o seu cartão foi clonado?
Descobrir que seu cartão foi clonado é um processo angustiante, porém, necessário. Você deve ficar atento aos detalhes. São eles:
- Notificações de seus app’s bancários: a tecnologia torna capaz dos bancos e instituições financeiras detectarem possíveis ameaças;
- Faturas: veja se há alguma compra não reconhecida ou transação suspeita, tendo identificado suspeito, é sinal de que seu cartão foi clonado;
- Mudanças nas senhas e informações: se teve senhas e dados pessoais mudados sem autorização prévia, isso pode ser um indicativo de clonagem.
O que fazer para você se prevenir da clonagem de cartão?
Precaver a clonagem do cartão é garantir a proteção de suas finanças e sua paz de espírito intacta. Confira algumas dicas que irão ajudar você na prevenção.
- Mantenha seu cartão seguro: guarde seu cartão em um local seguro e não compartilhe seus dados pessoais ou PIN com ninguém;
- Verifique caixas eletrônicas: antes de inserir seu cartão em uma caixa eletrônica, verifique se não há dispositivos suspeitos de skimming;
- Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas: não clique em links desconhecidos ou forneça informações pessoais via e-mails. Os golpistas usam esses métodos para obter informações pessoais;
- Ative os serviços de proteção: bancos e instituições financeiras disponibilizam aos seus clientes esse tipo de serviço, como monitoramento e alerta em caso de operações suspeitas.
Meu cartão foi clonado, o que fazer?
Se você suspeita que seu cartão foi clonado, siga estas etapas abaixo imediatamente:
- Contate seu banco: informe sobre o ocorrido. Solicite o bloqueio do cartão ou o cancelamento imediato;
- Registre um Boletim de Ocorrência: vá a uma delegacia e faça o BO, para eles darem início a uma investigação;
- Documente tudo: mantenha tudo registrado, desde o contato com o seu banco informando sobre o golpe até as comunicações com a polícia. Isso irá te garantir um resguardo judicial.
A clonagem de cartão é um problema sério que pode afetar qualquer pessoa. A prevenção é a melhor defesa. Contudo, se você acabar se tornando uma vítima, a ação rápida e a colaboração com seu banco e autoridades, são essenciais para a resolução da situação.