O planejamento financeiro é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos financeiros e ter uma vida mais tranquila e estável. Entenda mais sobre ele e sua importância.

Por Naskar
Publicado em 10/10/2023

Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro é uma habilidade fundamental que todos devemos cultivar em nossas vidas. Independentemente de qual seja a sua situação financeira, iniciar um plano financeiro ajuda a alcançar objetivos, reduzir estresse relacionado ao dinheiro e auxilia na construção de uma base sólida para o seu futuro.

Por que fazer um planejamento financeiro é importante?

Planejar suas finanças não é apenas uma escolha inteligente, mas também necessária. Quem nunca sentiu o peso da incerteza financeira? Preocupações com contas a pagar, dívidas acumuladas que são como bolas de neve ou o desejo de alcançar objetivos financeiros podem ser esmagadoras. O conceito de planejamento financeiro entra para auxiliar e trazer controle perante seu dinheiro.

As vantagens de se planejar financeiramente

  • Controle financeiro: ter noção do quanto entra e quanto sai, como está gastando e para onde seu dinheiro está indo;
  • Redução de gastos: eliminar gastos supérfluos e desnecessários, que podem está te prejudicando financeiramente;
  • Realizações de sonhos, metas e objetivos: ao ter um plano sólido,  estabelecendo metas claras, alcançar sonhos se torna mais fácil;
  • Tranquilidade financeira: um plano financeiro bem estruturado, oferece segurança e controle sobre suas finanças, o que acarreta a redução de estresse, consequentemente melhora a saúde emocional e mental.

Passo a passo para iniciar um bom planejamento financeiro

Passo 1: Diagnóstico financeiro

Analise suas finanças a fundo. Cada detalhe deve ser analisado.

  • Quanto você ganha? Qual a sua renda mensal? Incluindo salário, renda de freelancers, entre outros;
  • Quais são suas despesas? Liste todas, como aluguel, transporte, alimentação, seguros e lazer;
  • Possui dívidas? Fiche desde o total devido a taxas de juros e prazo.

Passo 2: Metas

Defina de modo claro suas metas. Liste-as em curto, médio e longo prazo, para facilitar o caminho para alcançar e realizar seus sonhos.

Passo 3: Orçamento

Orçamento é o alicerce de um bom planejamento financeiro. Crie um com base na sua renda e despesas, priorizando os gastos essenciais. Além disso, inclua em seu orçamento, uma parte do valor para economias/investimentos e para despesas discricionárias, como uma ida ao shopping ou algum restaurante.

Passo 4: Dívidas

Uma dívida aqui, outra ali, que quando esquecidas viram uma bola de neve. À vista disso, concentre-se em pagar as dívidas, principalmente as maiores e com juros altos.

Passo 5: Reserva de emergência

Ter um fundo de emergência é está preparado para situações inesperadas, como uma peça do carro que quebrou, um conserto de encanamento ou até despesas médicas. Por isso, poupe. Guarde um valor para, momentos assim, você não ser pego de surpresa.

Passo 6: Revisão e ajustes

Seu plano financeiro é moldado a partir do que você está vivendo no momento, por isso, ao primeiro sinal de mudanças, revise-o e, assim se necessário, ajuste-o para estar em harmonia com a sua atual vivência.

Planejamento financeiro, não é só uma estratégia que traz mais controle com seu dinheiro. Ele é um jornada contínua, que a partir de pequenos passos dado hoje, leva a grandes conquistas amanhã. 

Independentemente da sua situação financeira, iniciar um planejamento financeiro é fundamental para um futuro mais tranquilo e seguro. Portanto, comece já o seu planejamento e construa um futuro financeiro sólido.

Newsletter

Receba as melhores dicas sobre investimentos, segurança e como cuidar do seu dinheiro.

>