Os bancos estão investindo pesado em tecnologia e isso não é nenhuma novidade. Conheça algumas das aplicações tecnológicas mais recentes no setor bancário.

Por Naskar
Publicado em 05/10/2023

Tecnologia Financeira

A tecnologia desempenha um papel central no setor bancário moderno, permitindo que as instituições financeiras melhorem a eficiência, ofereçam serviços inovadores aos clientes e atendam às demandas de um ambiente financeiro em constante evolução.

A primeira etapa da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, realizada pela Deloitte, apontou que os investimentos bancários no ramo tecnológico devem chegar em R$ 45,1 bilhões em 2023, alta de 29%. Comparado ao ano passado, cujo investimento foi de 34,9 bilhões, isto é, um crescimento de 18% em relação ao ano de 2021.

Com números bastantes expressivos, é perceptível que a digitalização e a inovação tecnológica estão revolucionando o modo que os bancos operam e como os clientes interagem com suas instituições financeiras.

A tecnologia aplicada em bancos

Essas são algumas das aplicações da tecnologia no setor bancário:

Inteligência Artificial

Esse tipo de tecnologia vem ganhando força no meio bancário, pois a mesma atesta:

  • Segurança de alto nível;
  • Atendimento ao cliente rápido e prático.

Além dessas vantagens, a IA proporciona também a personalização do serviço, isto é, algo criado para ser exatamente o que o cliente precisa.

Pagamentos Contactless

Em 2020, em plena pandemia, esse tipo de tecnologia “sem contato” teve mais notoriedade. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Créditos e Serviços), em 2020, essa modalidade foi usada cerca de 587 milhões de vezes. Comparando com o no de 2019, o aumento foi de 374%.

Open Data

Open Data ou “dados abertos”, refere-se à prática de disponibilizar informações publicamente de forma acessível e reutilizável, sem restrições de direitos autorais ou uso.

Embora a disponibilização de dados abertos seja mais frequentemente associada a governos e órgãos públicos, também pode ser relevante para bancos e instituições financeiras.

É importante destacar que a disponibilização de dados abertos deve ser feita com cuidado para proteger a privacidade e a segurança dos clientes. Os bancos devem aderir a regulamentações e práticas de segurança rigorosas ao compartilhar informações financeiras.

A implementação de estratégias de dados abertos pode ser benéfica para a colaboração, inovação e envolvimento da comunidade, desde que seja realizada com responsabilidade.

IoT – Internet das Coisas

Este tipo de tecnologia está se tornando cada vez mais relevante para o setor bancário. Oferecendo oportunidades para melhorar a eficiência operacional, a segurança e a experiência do cliente.

De acordo com um levantamento feito pela Frost & Sullivan, no ano de 2023, o número de dispositivos conectados em loT, é de 41,76 bilhões. É um crescimento de 18%, comparado com o ano de 2022.

A partir da Internet das Coisas (loT), as transações se tornam mais seguras e ágeis, além de possibilitar ofertas de produtos/serviços mais primorosas e de aprimorar o atendimento.

O instituto de pesquisa Mckinsey, apontou que até o ano de 2030, o mercado de loT vai alcançar até 5,6 trilhões de dólares, podendo chegar até 12 trilhões de dólares.

A tecnologia está moldando significativamente o setor bancário. Os bancos estão adotando inovações para melhorar a eficiência, a acessibilidade e a segurança de seus serviços, ao mesmo tempo, em que oferecem uma experiência mais personalizada aos clientes. À medida que a tecnologia continua a evoluir, há uma expectativa do que está por vir.

Newsletter

Receba as melhores dicas sobre investimentos, segurança e como cuidar do seu dinheiro.

>