Meios de pagamentos mais tradicionais perderam espaço para o PIX.

Por Naskar
Publicado em 05/10/2023

PIX

No início desse ano, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que o meio de pagamento, Documento de Ordem de Crédito (DOC) será descontinuado, assim como as operações feitas via TEC (Transferência Especial de Crédito), até o dia 29 de fevereiro de 2024.

Criado em 1985, pelo Banco Central, o DOC foi perdendo força com a chegada de novos meios de pagamentos, esses que tinham como pontos positivos a agilidade de execução e o custo benefício.

A decisão do Febraban se deu pelos números bastante expressivos apontados em um levantamento feito pela instituição. Em 2022, transações via Documento de Ordem de Crédito contabilizaram 59 milhões, isto é, apenas 3,7% do total de 63,071 bilhões das operações feito no ano. Ficando atrás do cheque (202,8 milhões), TED (1,01 bilhão), boleto (4 bilhões), cartão de débito (15,6 bilhões) e cartão de crédito (18,2 bilhões). O PIX, criado em 2020, ficou na frente com os seus 24 bilhões, provando que a facilidade e o custo beneficio conquistou os brasileiros.

O sistema bancário brasileiro vem sofrendo transformações, decorrido dos avanços tecnológicos. O presidente da Febraban apontou que a instituição e os bancos estão “constantemente avaliando a modernização e atualização de todos os meios de pagamentos utilizados no país, a fim de melhorar a conveniência para os clientes”.

Datas de encerramento das funções:

Oferta dos serviços DOC aos clientes:

PF e PJ: ofertar o serviço de emissão e agendamento de DOC até 15/01/2024, às 22h.

Envio de DOC emitido por Pessoa Física ou por Pessoa Jurídica:

DOC realizado até 15/01/2024, por PF ou por PJ, poderá ser agendado para envio até a data de fechamento do sistema: 24/02/2024.

As instituições financeiras têm até o dia 29/02/2024 para encerrar as operações, com o adendo de que o prazo considera a necessidade de os bancos não emissores manter seus sistemas de recebimentos ativos para processar DOCs e TEDs.

Newsletter

Receba as melhores dicas sobre investimentos, segurança e como cuidar do seu dinheiro.

>