Esse processo existe para proteger os consumidores contra cobranças indevidas, fraudes ou problemas em compras feitas com cartões.

Por Naskar
Publicado em 25/10/2023

Estorno de cartão de crédito

Conhecido também como chargeback, o estorno de cartão é um processo simples , cujo titular do cartão pode contestar uma transação, com o intuito de reembolso ou reversão de compra.

Esse processo existe para garantir a proteção dos consumidores contra cobranças indevidas, fraudes ou algum tipo de problema na hora da compra com o cartão.

Motivos para solicitação de estorno

Principais razões para haver um processo de estorno:

  • Cobranças não autorizadas: verifique em seu extrato se há alguma cobrança indevida, encontrando uma, você deve contestá-la. É seu direito;
  • Não entrega de produtos/serviços: você pagou por um produto ou serviço, mas ambos ou não chegaram ou simplesmente não atenderam as suas expectativas? Sim, você pode solicitar o estorno da compra;
  • Cobrança duplicada: se uma compra foi cobrada duas vezes, você tem o direito de pedir o reembolso.

Prazos para contestação

Normalmente, as empresas de cartão estabelecem um prazo limite para contestação de compra. Por isso, se houver algum problema, aja imediatamente.

Vale ressaltar, que o prazo varia e precisa ficar atento a ele.

Funcionamento do processo de estorno de cartão

O processo é fácil e simples. Confira:

  • Identificação do problema: antes de tudo, identifique se há algum problema. Havendo um, tente entrar em contato com o vendedor para resolvê-lo;
  • Contato com emissora do cartão: se de primeiro momento, o vendedor não pôde resolver, contate a empresa do cartão. Eles lhe darão suporte e orientação sobre como será dali para frente;
  • Documentação: será pedido documentos para você provar que houve um problema, como recibos, e-mails, fotos ou qualquer outro registro que seja relevante;
  • Início do processo: após entrar em contato e documentar o problema, a emissora inicia o processo, onde devolve o dinheiro temporariamente, enquanto investiga mais a fundo o ocorrido;
  • Investigação: nessa etapa do processo, a empresa do cartão pode entrar em contato com o profissional que lhe atendeu para obter outras informações;
  • Resolução: após a investigação, a emissora do cartão dá um veredito sobre o estorno, se aprovado, o dinheiro permanecerá em sua conta.

Conhecer seus direitos e o que fazer, ajuda você a garantir proteção em situações que haja problemas com compras. Lembre-se de ficar atento aos prazos. Aja imediatamente e mantenha tudo registrado, com detalhes, para facilitar no processo.

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