Cibercrimes estão cada vez mais comuns, cabe a nós garantirmos que nossos dados estejam protegidos. Veja como assegurar a proteção deles, evitando possíveis dores de cabeça.

Por Naskar
Publicado em 05/10/2023

Segurança em aplicativos bancários

O advento da tecnologia móvel revolucionou a maneira como realizamos transações bancárias. Hoje em dia, a maioria dos bancos oferece aplicativos móveis que permitem aos clientes acessar suas contas, pagar contas, fazer transferências e investir, tudo a partir da palma da mão. No entanto, com a conveniência também há preocupações de segurança.

Uma recente pesquisa feita pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, apontou que houve um crescimento de 16,6% em relação a 2021 nos roubos/furtos de celulares.

Só no ano passado (2022), o total de ocorrências de roubos e furtos de celulares foi de 999.223.

São números bastante alarmantes, que acendem um alerta na população com o fator segurança.

Checklist do App seguro

Vamos à lista de como proteger seus aplicativos dos mal-intencionados:

Crie uma senha de bloqueio

Cadastrar uma senha no segundo seguinte da compra do seu smartphone é o primeiro escudo de proteção que você garante para seu app bancário.

Contudo, lembre-se: 1234 não é senha! Não vá pelo caminho óbvio, em outros termos, sem senhas baseadas em datas de aniversário ou em sequências numéricas. Crie uma senha forte, que seja incapaz de ser descoberta.

Não salve dados de cartões

Por questão de praticidade, deixamos salvos dados de nossos cartões a fim de poupar tempo, porém, isso pode causar problemas que necessitarão de muito do seu tempo no futuro.

Use a biometria como um esforço extra

O acesso aos aplicativos financeiros por digital deve ser um complemento de proteção e não o único meio de entrar em sua conta.

Tenha em mente que esse método, assim como facilita a sua vida, pode facilitar a vida de criminosos.

Atualize sempre seu aplicativo

As atualizações têm o propósito de melhorar a experiência do usuário com o app. Com elas vem a resolução de falhas na funcionalidade e na segurança.

Bônus: autenticação multifator

Quanto mais “portas trancadas” que garantam sua privacidade, melhor!

Conhecida também como Autenticação de 2 fatores, a 2FA (sigla em inglês) aciona uma “barreira” extra na proteção de seus dados, como: reconhecimento facial, impressão digital ou código único via SMS.

A segurança em aplicativos bancários é uma preocupação prioritária para qualquer pessoa que utilize serviços financeiros online. Seguindo essas dicas e outras, você deve garante a proteção de suas informações e seu dinheiro. Lembre-se de que a vigilância constante é primordial. Com uma abordagem proativa, você pode desfrutar da conveniência dos aplicativos bancários com tranquilidade. Mantenha-se seguro e protegido!

Newsletter

Receba as melhores dicas sobre investimentos, segurança e como cuidar do seu dinheiro.

>